-
Arquitetos: SANAA
- Área: 350000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Campus Urbano da Universidade Bocconi está localizado em um grande terreno próximo ao centro da cidade de Milão, adjacente à universidade existente. O projeto compreende vários edifícios, cada um com seu próprio programa: o prédio de ensino e administração (diversas células interconectadas), moradia estudantil e um centro de recreação. Estes edifícios situam-se em um novo parque aberto tanto à população universitária quanto ao público em geral.
Os volumes que compõem o prédio de ensino e administração se tocam levemente, permitindo o fluxo de alunos e professores de uma célula para outra. Cada andar tem varandas ao longo de seu perímetro, protegidas por uma malha metálica ondulada que cria uma relação porosa com a cidade.
Cada volume tem um pátio interno, típico da arquitetura milanesa e cada um é projetado para ter seu próprio caráter enquanto fazem parte de um sistema maior. Estes possuem pórticos no nível do solo, oferecendo ambientes tranquilos para socializar, estudar e se reunir ao ar livre.
Uma vez dentro, a arquitetura é permeável e caracterizada por uma sequência de colunas, salas transparentes e árvores. O parque apresenta pátios próprios, formados por uma série de pórticos que protegem do sol e da chuva os caminhos no jardim.